A Federação Brasileira de Footgolf (FBFG) foi fundada em março de 2016 atendendo o Footgolf em todo território Nacional, promovendo sua difusão por meio da realização de competições a nível estadual, nacional e internacional, proporcionando o desenvolvimento da modalidade, dos atletas e dirigentes, além do espírito desportivo. A FBFG promove competições e representa o Footgolf em eventos nacionais e internacionais, de caráter desportivo, e facilita tanto cientificamente quanto tecnicamente o progresso da modalidade.
A FBFG reconhece como Footgolf a modalidade desenvolvida pela WFGF – WORLD FOOTGOLF FEDERATION, cujas regras deverão ser as orientadoras dos trabalhos a serem praticados por suas filiadas, e aprovados pela Assembleia Geral e regulamentadas pelo Departamento Técnico.
Compõem os órgãos de cooperação da FBFG o Departamento de Classificação, Departamento Técnico, Departamento de Arbitragem, Departamento de Desenvolvimento e o Departamento de Relações Públicas.
Footgolf é um esporte de precisão, onde os jogadores, com a bola de futebol, vão em direção ao buraco no campo na menor quantidade de chutes possível. Seu nome é uma junção de “Futebol” e “Golf”. As regras do Footgolf são baseadas no golfe e se encontram no no Footgolf Rule Book da FIFG (Federation for International Footgolf).
As origens do Footgolf não são claras, o esporte começou em muitos países ao mesmo tempo, em meados de 2006. O primeiro torneio de Footgolf em um campo de golfe, jogado como o esporte é conhecido hoje, foi organizado na Holanda em 2008, por Michael Jansen.
Homens e mulheres, crianças, idosos e até pessoas com deficiência podem praticar o esporte. É um esporte inclusivo, observando o fair play, a saúde e a segurança dos jogadores.
O Footgolf nos EUA e Europa está em evidência. Segundo Mike O'Connor, presidente da UK Footgolf, "Você está combinando futebol e golfe - dois dos maiores esportes”.
Começamos a praticar o Footgolf depois de três horas em um domingo à tarde, diz Kieran Lawry, footgolf Operations Director do Reino Unido. "Muito rapidamente eles tinham 110 pessoas fazendo isso em uma tarde de domingo, e você tinha que reservar três semanas de antecedência. Quando isso aconteceu, disponibilizamos mais horários e, em seguida, acrescentamos mais um dia, e vamos ajustando a demanda”.
Afora outros países, o Footgolf está disponível em mais de 500 campos dos EUA e 160 campos do Reino Unido, e com mais campos a caminho! Para aqueles que nunca ouviram falar de Footgolf, o conceito é idêntico ao golfe, mas você usa uma bola de futebol (que é muito maior em relação a uma bola de golfe), e deve chutá-la com o pé (no lugar de um taco de golfe). Fora isso e o tamanho do buraco, tudo é exatamente o mesmo!
No Golfe, qualquer pessoa que queira aprender o esporte tem que estar preparado para aguentar muitos buracos e jogos “difíceis” antes dos "birdies", "pars" e até mesmo "bogeys" se tornarem uma possibilidade realista. Mesmo bater a bola pode ser classificado como uma conquista por um tempo.
Por outro lado, no Footgolf, qualquer pessoa pode fazer contato com a bola e movê-la mais ou menos na direção certa desde a primeira vez. Um dos grandes atrativos é que absolutamente qualquer pessoa pode jogar!
Alguns relatos surpreendentes como a de uma avó de 80 anos exaltando o nível de conexão que nunca tinha sido capaz de obter com o seu neto de oito anos de idade antes de jogar o footgolf. E o caso de uma mulher que tinha ido jogar golfe com o seu marido que tem Alzheimer. Ele estava lutando para acertar a bola quando o Golf-Pro aproximou-se e disse: "Eu posso ver que você está lutando, você já pensou em footgolf? Oferecemos footgolf aqui '. Ela não sabia o que era, então ele explicou a ela, e ela disse: "Bem, ele costumava jogar futebol quando era mais jovem, por isso vamos dar uma chance”. Aparentemente, ele estava rindo e ela disse que não acontece muitas vezes mais, agora ela o leva para jogar footgolf a cada semana."
Na convenção de negócios de golfe, realizada anualmente discute-se sobre as razões que as pessoas não estão jogando mais tanto golfe – além de fatores econômicos, identificam que isto se justifica, entre outras coisas, porque leva muito tempo, é difícil de aprender e é elitista.
O Footgolf responde a essas coisas. Uma partida de Footgolf leva menos tempo, qualquer pessoa pode reproduzi-lo, e o esporte não tem as barreiras de entrada que podem causar problemas, como no golfe. "A natureza acessível de footgolf o torna ideal para eventos corporativos, eventos sociais, educacionais, recreativos e também oferecer um impulso muito necessário para o jogo de golfe em si.
Um campo em Doncaster/UK era um campo de golfe de nove buracos fechado em 2008. Recentemente o campo foi reaberto e transformado no primeiro campo do mundo exclusivo de Footgolf. O movimento de jogadores para os próximos 12 meses é de 15.000 pessoas, incluindo pelo menos 5.000 juniores.
O Footgolf é um poderoso instrumento de marketing de relacionamento, campanhas internas, lançamentos, team building, entre outras atividades que valorizam o networking e que buscam eventos especiais. É uma experiência incrível! É uma modalidade inédita no Brasil que reúne o que existe de melhor e mais divertido do Golfe e do Futebol!
Físicos: coordenação, flexibilidade, força, equilíbrio.
Psicológicos: fortalecimento da concentração, reforço positivo.
Educativos em valores: humildade, respeito, atividade em equipe, competição, solidariedade, regras de etiqueta, consciência ambiental, generosidade, honradez.
© 2017 Federação Brasileira de Footgolf
by HKL